A representação das mulheres negras nos museus de Salvador: uma análise em branco e preto

Português, Brasil

Autora: SILVA, Joana Angélica Flores.

Essa dissertação foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia, na linha 2 – Patrimônio e Comunicação e discute a representação das mulheres negras nos Museus de natureza histórica em Salvador, utilizando-se como recorte para o desenvolvimento do estudo, a exposição museológica de longa duração do Museu do Traje e do Têxtil do Instituto Feminino da Bahia, que traz como tema, o universo feminino no contexto da moda do século XIX. O estudo problematiza a participação dos museus como espaços de representação e poder, analisando até que ponto as narrativas construídas a partir da exposição, demarcam e legitimam a imagem estigmatizada da mulher negra na sociedade contemporânea. A partir das discussões trazidas pela Museologia nos últimos quarenta anos, a análise recai sobre a leitura apresentada por esses museus em suas exposições do ponto de vista da forma, do lugar e do conteúdo, ao levar em consideração a disposição das peças atribuídas ou que fazem referência às mulheres brancas e negras. A interpretação suscitada no tratamento expográfico assim como na historiografia oficial confere às primeiras o papel de protagonistas sociais. Enquanto que os suportes de informação alocam as negras como personagens coadjuvantes, o que corroboram para a construção do imaginário coletivo que ratificam a essas, a condição de subalternidade atrelada à desvalorização da sua imagem na sociedade atual. Assim, para a compreensão do processo de eleição e de preservação do patrimônio cultural no país, utilizou-se de vieses dos estudos em gênero, identidade cultural e raça bem como da literatura que trata da “Formação de Discursos e Poder simbólico”. De caráter qualitativo, a pesquisa foi realizada em sete instituições museológicas da Cidade e tem como metodologia de abordagem o método analítico, construído a partir do levantamento de fontes primárias e pesquisa in loco para o delineamento da investigação no âmbito dos Museus. Logo, a pesquisa contribui para uma reflexão sobre o papel dos museus frente ao fortalecimento das ações afirmativas e do combate a discriminação racial e de gênero no país.

Ano de Publicaçao: