Undefined
A exposição PANO DA COSTA integra a Temporada França-Brasil 2025. É coproduzida pelo MAFRO-UFBA e pelos Anneaux de la Mémoire.
"A exposição PANO DA COSTA sublinha a necessidade de proteger esses saberes e o nosso meio ambiente. Ela destaca a riqueza das tradições têxteis artesanais e questiona a hibridização cultural como vetor de beleza e resistência." (Gombo)
O MAFRO – Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia é uma instituição histórica ligada à Universidade, com o objetivo de estudar e difundir objetos relacionados às culturas afro-brasileiras. Apresenta uma coleção permanente de objetos africanos e brasileiros.
Os Anneaux de la Mémoire (France) desenvolvem projetos culturais e artísticos sobre a história e os legados do tráfico transatlântico e da escravidão colonial, entre a Europa, a África e as Américas.
Artista visual afro-europeu, Gombo cria obras que iluminam narrativas invisibilizadas nos relatos nacionais, desconstroem o olhar eurocêntrico sobre a história e compartilham formas de resistência cultural praticadas por comunidades herdeiras das colisões históricas geradas pelo tráfico transatlântico.
Agradecemos nossos parceiros financeiros: Instituto Francês, Prefeitura de Nantes, Fundação para a Memória da Escravidão
Agradecemos nossos parceiros locais que acompanham esta iniciativa:
Fundação Pierre Verger, Aliança Francesa de Salvador, associação Vale do Dendê.
Imagem Ilustrativa:

Ano:
2025






